terça-feira, 25 de novembro de 2008

Tratamento com argila

Os antigos egípcios utilizavam a argila como um dos componentes no embalsamamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal.
Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição "enterrar" seus doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça era deixada para o lado de fora, e o doente permanecia assim, em contato com a terra, durante muitas horas. Esse tipo de tratamento era aplicado aos doentes terminais, à beira da morte.
É um dos três medicamentos mais antigos e poderosos da humanidade, juntamente com a água e as plantas.
Argiloterapia é a técnica terapêutica das terapias naturais utilizada desde a existência do ser humano. Hipócrates, Avicena, Averrois, Galeno e outros preconizavam o uso da argila em suas práticas de cura.
Acredita-se que as suas propriedades homoestáticas são devidas às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres, existentes nos minerais de sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selênio, lítio, níquel, sódio e outros.
É originária da decomposição do solo, por ações físico-químicas do ambiente natural, no decorrer de diversos anos

Troca de energia com a área afetada: quando aplicada externamente ou quando ingerida, a argila é capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na área doente e transmitir sua energia de elevada qualidade vital. Assim, uma compressa fria de argila alivia a região em que foi aplicada e torna-se quente, pois absorve o calor da região doente. Nos casos de tumores malignos, o aquecimento da compressa é intenso.
Uso interno - Existem vários tipos de argilas que são usadas externamente, e cada uma tem pequenas diferenças para uso terapêuticos. Estas argilas podem ser usadas em banhos, máscaras e cataplasmas.
As argilas pilarizadas são sintetizadas mediante a troca iônica de cátions da argila, como Ca+2 e Na+, por cátions maiores.

Nenhum comentário: